REBUÇADOS D’AVÓS

etiqueta_saco

Em 2016 foram criados e produzidos os montinhos – um pequeno biscoito caseiro em forma de pedra e à base de canela e limão – feito pelos utentes, trabalhadores e voluntários do Centro de Dia da ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS, JESUS, MARIA, JOSÉ DO MONTE PEDRAL.  Em finais de 2018 – na sequência de um desafio feito pela Direção da Instituição a alguns jovens voluntários para a criação de um criar um doce caseiro, artesanal e natural – surgem os REBUÇADOS D’AVÓS que são pela primeira vez apresentados e produzidos em abril do ano seguinte no Palácio do Freixo, durante o Galardão Ajudar Faz Bem. Em maio de 2019 são, pela primeira vez, produzidos na instituição pelos utentes durante uma atividade orientada por jovens.

Água, açúcar, limão, gengibre, canela e mel são os seus ingredientes para a produção destes rebuçados podendo – entretanto e conforme gosto – os ingredientes aromatizantes ser substituídos (canela e mel) por forma a disponibilizar o mesmo rebuçado com outros sabores. Os três ingredientes base principais (limão e gengibre) conferem-lhe propriedades balsâmicas, anti-sépticas e medicinais, boas para a garganta e cordas vocais.

Após várias tentativas, optou-se pelo formato atual de um pequeno coração que nele traduz o carinho com que são produzidos e o sentimento de quem os dá e quem os recebe. Embrulhados em papel vegetal conferem-lhe uma apresentação “clean” ao mesmo tempo artesanal e são distribuídos em pequenos sacos plásticos transparentes com dez unidades – preparados para exposição em stand up – na qual é colocada uma etiqueta.

De produção simples, necessita apenas de algum tempo de preparação e, para além dos ingredientes, de alguns utensílios de cozinha ou pastelaria entre os quais um termómetro especial para o efeito que afere o necessário “ponto de rebuçado”.

O projeto “Momentos de sabor que ajudam e fazem bem” pretende criar mecanismos nas Instituições que desenvolvam a resposta social Centro de Dia incentivando os utentes e colaboradores à produção deste rebuçado pelos seus próprios meios com um sabor próprio (por exemplo limão ou morango ou laranja ou…) que identifique o produtor que comercializa ou troca o seu produto sob uma marca de “franchising social “REBUÇADOS D’AVÓS” como meio de inclusão e sustentabilidade. Pretende-se criar uma equipa de jovens que periodicamente se desloca às instituições aderentes para realizar a produção, distribuição e comercialização deste rebuçado noutras instituições e em feiras locais ou mercados sociais da cidade do Porto. Desta forma fomenta-se o intercambio entre as gerações e entre instituições.