História

Os primórdios da Instituição remontam, provavelmente, ao ano de 1876. A 18 de bispo bejaDezembro de 1902 foram criados e aprovados os primeiros estatutos da ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS DE JESUS, MARIA, JOSÉ pela Comissão Fundadora constituída pelo Padre Sebastião Leite de Vasconcellos (fundador das Oficinas de São José no Porto e, mais tarde Bispo de Beja) e pelos Leigos Manoel Fructuoso da Fonseca, Joaquim Bernardo dos Santos; João Ferreira Sarmento, Miguel Souza Guedes, José António de Faria, Eduardo Barbedo Pinto, Manoel J. Forbes Costa, António Luis Falcão, Evaristo de J. R. de Vasconcellos, Hermenegildo Portella, José Bernardo Carlos das Neves, Augusto Cesar Barbedo Pinto, João Pereira do Valle, Manoel Maria Constantino Bastos, José Maria Constantino Bastos, Joaquim Ribeiro da Silva, Daniel Leão da Cunha Lima, Duarte Huet de Bacellar, Joaquim Ramalho Ferreira, Joaquim F. dos Santos Rego e Agostinho de Souza Guedes cuja vontade primeira foi a de criar na cidade do Porto uma Associação Cristã Católica que apoiasse a família.

Essa finalidade sócio caritativa foi sendo desenvolvida por Leigos sob a orientação do referido sacerdote e, a partir de 1913, contou com a colaboração das Religiosas Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que até ao ano 2009 zelaram também pelas obras de apoio social da Associação, destacando-se entre elas a Sopa dos Pobres, o Lactário, o Berçário, a Creche, a Capela do Monte Pedral e vários estabelecimentos de ensino primário na cidade do Porto, de que são exemplo a escola de São José – na Rua do Nogueira nº 221/259, atual Rua Padre José Pacheco do Monte – que era conhecida como o “Colégio das Freirinhas do Monte Pedral” e a escola de Santo António – na Rua Alto de Vila nº 276/282 – que era conhecida como a “Escola da Foz” que, até 1933, contou também com o empenho de Monsenhor Manuel Marinho através de novas dinâmicas de apoio social nesta zona da cidade do Porto e junto das classes mais desfavorecidas. Em Fevereiro de 1994, os Estatutos foram homologados com Ereção Canónica pelo Arcebispo-Bispo do Porto, Dom Júlio Tavares Rebimbas. Foi também nessa altura que o Estado Português conferiu à Associação o Estatuto de “Utilidade Pública” mercê da sua Ação de Solidariedade Social e Comunitária. Por força da nova Concordata estabelecida entre a Santa Sé e o Estado Português, os Estatutos foram novamente revistos e homologados pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Macário Clemente, a 8 de Outubro de 2012.

Em 2013, após o encerramento da valência ensino por circunstâncias diversas, a Associação apoiada pelo Grupo de Jovens da Comunidade do Monte Pedral adapta-se às novas necessidades de apoio social e cria a estrutura CENTRO COMUNITÁRIO DO MONTE PEDRAL  (inicialmente chamada Casa Jesus, Maria, José do Monte Pedral) nas antigas instalações escolares onde, com as devidas licenças, funcionam desde fevereiro de 2014 as valências de CENTRO DE DIA para pessoas idosas, APOIO DOMICILIÁRIO para pessoas dependentes, CANTINA SOCIAL para famílias carenciadas, CENTRO DE CONVÍVIO para jovens, famílias, grupos e movimentos e INCUBADORA SOCIAL para desempregados e empreendedores. Foi também em 2014 que a Associação obteve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa pelas suas capacidades de adaptação, inovação e empreendedorismo sociais. Em julho de 2022 a Associação foi distinguida pela Camara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito Municipal – grau ouro – numa cerimónia publica realizada na casa do roseiral.

Atualmente a Associação dá continuidade ao seu fim estatutário através de atividades inovadoras de apoio social orientadas para a população sénior, júnior, carenciada, dependente e em isolamento social e projeta, para o futuro, o alargamento das respostas sociais existentes ou a criação de novas valências de ajuda e apoio à familia e à comunidade… porque ajudar, faz bem!

Na fotografia: O Padre Sebastião Leite de Vasconcelos – um dos fundadores – após a sua ordenação episcopal como Bispo de Beja (Porto, 3 de maio de 1852 / Roma, 29 de janeiro de 1923)

Para assistir ao vídeo institucional, por favor clique aqui